quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chocolate: por que não?

Você já deve estar cansado de saber que o chocolate é super saudável; rico em antioxidantes, diminui o risco de doenças cardiovasculares e pode até auxiliar na perda de peso por diminuir a ansiedade e a compulsão alimentar. Todos estes benefícios do chocolate se devem ao cacau, fruto riquíssimo em flavonóides conhecido também como Theobroma cacao, em português, Manjar dos Deuses.

O problema do chocolate muitas vezes está nos acompanhantes do cacau: muito açúcar e gordura trans! Por isso é importante saber escolher o chocolate corretamente para que ele faça bem a sua saúde. E atenção: não basta que o chocolate seja amargo! O mercado está cheio de chocolates amargos recheados de gordura trans, o que joga seus benefícios por água a baixo.

Na hora de escolher o seu chocolate, siga os seguintes critérios:

- Deve ter mais que 50% de cacau;

- Não deve ter gordura vegetal ou gordura vegetal hidrogenada dentre os ingredientes;

- Não deve ter açúcar;

E para se deliciar sem culpa e acertar em cheio nas escolhas para a Páscoa aí vão algumas sugestões de marcas que atendem os três critérios de um chocolate de boa qualidade: Chocolife 70% ou 50% de cacau, Nugali 70% de cacau Zero, Emagreça comendo ou Nestlé Classic ZERO.


Existem ainda outras marcas que não cumprem apenas o último critério, ou seja, possuem açúcar. Apesar disso, também são boas escolhas, quando as opções acima não são encontradas: Lindt 70 e 80%, Nugali 70% e 80%, Nestle gold 70%, Cacao show 70%, Hershey’s dark 60%, Talento intense c/ amêndoas 55%.

Se escolhido da maneira correta e consumido com moderação esta delícia pode e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada – até mesmo por quem deseja perder uns quilinhos!

Boas compras e uma Ótima Páscoa a todos!

Abraço,

3 comentários:

  1. Ola,
    Otimo artigo.

    Há tambem um chocolate brasileiro maravilhoso, que é premium e orgânico. o AMMA (www.ammachocolate.com.br).
    Ele tem acucar, a nao ser em sua versão 100% cacau.
    Mas, tem graducações de cacau que vao do 30% ao 100%.

    abraços e bom chocolate a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo,
    muito bem lembrado. Este chocolate é maravilhoso. Obrigada pela dica!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Adoro nestle classic! hehehehe
    Vamos escrever mais nesse blog dona Gisele!!! As pessoas merecem te conhecer!!
    Visita o meu tb!
    beijossss Nathy

    ResponderExcluir